Certificação PHP – ZCE

Bom dia pessoal!

Ontem fiz a prova de certificação PHP da Zend e passei 🙂 Então estou fazendo um post falando do processo todo e dicas para quem está pensando em fazer também.

Benefícios

Como toda certificação, o principal benefício é um peso a mais no currículo, e o ZCE (Zend certified Engineer) vai além:

  • Acesso a um grupo fechado no LinkedIn da Zend para ZCEs
  • Descontos para a ZendCon (Conferência da Zend)
  • Mostrado nas “páginas amarelas” da Zend como ZCE
  • Licença vitalícia do Zend Studio e uma anual do Zend Server!

A página com todos os detalhes e benefícios é:

Certificação Zend

Versão

A versão do PHP é a 5.5. Mas o PHP 7 sai antes do final do ano, não seria melhor esperar?

Primeiro que o php 5.5 ainda vai estar no mercado por muito tempo. Existem provedores que até hoje possuem o 5.2 e 5.3 que já sairem de linha e nem recebem atualização de segurança mais. O php 5.4 já saiu de linha e o 5.5 recebe apenas atualização de segurança a partir de agora.

Segundo que ainda vai levar uns meses até montarem a certificação para o PHP 7, provavelmente só daqui a 1 ano no mínimo.

O mesmo serve para certificação do Zend Framework 2, afinal o ZF3 sai antes do final do ano também.

Passo a Passo

Voucher

Primeiramente você deve comprar o voucher do exame no link abaixo. O voucher é válido por 1 ano, então você comprar hoje e fazer a prova só no final do ano por exemplo.

http://shop.zend.com/en/php-certification/zend-php5-certification-voucher.html

O preço é de $ 195,00 (em dólar, e com a nossa economia … pouco mais de R$ 600 reais). O preço é um pouco salgado sim, mas se você somar o valor do Zend Studio e do Zend Server dá $ 329,00 dólares! Então vale a pena e são 2 EXCELENTES produtos.

Guia de Estudos

Sugiro comprar o Guia de Estudos em:

http://shop.zend.com/en/php-certification/zend-php-certification-guide-pdf.html

É um guia com vários capítulos sobre os temas da prova e, ao final de cada um, são apresentadas algumas questões de exemplos. Vi que algumas questões da prova são bem parecidas com as do guia.

Agendamento

Depois de estudar (acredite, nunca é o suficiente 🙂 ) é hora de agendar a prova em:

http://pearsonvue.com/zend/

Existem várias empresas no Brasil onde você pode fazer a prova. Aqui no Rio de Janeiro existem 6.

Prova

Compareça no dia marcado e não esqueça de levar 2 documentos com foto e na validade. Atenção ao horário, principalmente em cidades com trânsito complicado, pois se chegar com mais de 15 minutos de atraso você pode ser impedido de fazer a prova e perder o valor pago!

  • A prova consiste em 70 questões geradas aleatoriamente
  • Questões variam com níveis de dificuldade
  • Baseada em PHP 5.5
  • Algumas abordam mais de um tópico ao mesmo tempo
  • Questões cobrem 10 tópicos principais do PHP
  • Você tem 90 minutos para completar a prova

A prova é feita num computador, usando um programa específico, todo em inglês. Nele você pode pular uma pergunta, marcar para revisão no final, voltar para questões anteriores, etc. Muito fácil e prático.

Os 10 tópicos das questões são (em escala de importância):

  1. Alta
    1. Base do PHP
    2. Programação Orientada à Objetos
    3. Segurança
  2. Média
    1. Funções
    2. Recursos Web
    3. Arrays
    4. Strings
  3. Baixa
    1. Formato de dados e tipos
    2. Entrada / Saída
    3. Banco de Dados

Atenção! Muitas questões possuem “pegadinhas” e exigem uma análise cuidadosa do código mostrado para responder corretamente. Um bom motivo para o guia sugerido acima, pois a maioria das questões dele são pegadinhas 🙂

Não se engane se você acha que porque trabalha a muito tempo com PHP que vai tirar de letra. Trabalho a 18 anos com PHP e muita coisa não sabia e confesso que foi no chute hehehe.

No dia a dia usamos vários recursos do PHP, mas alguns nunca usamos ou usamos muito raramente, e com isso não fica fácil na memória. As vezes uma funções que você usa todo dia, mas usa apenas os parâmetros básicos, você sabe todos os parâmetros opcionais da funções? Por exemplo, suponha um array chamado $vet. O que a função count($vet, 1); faz? Sempre usamos o count para contar os elementos de um vetor, mas o número 1 como segundo argumento? Use bastante o manual do PHP durante os estudos.

As questões podem ser de múltipla escolha (escolhendo apenas uma), múltipla escolha (com mais de uma para ser marcada e na pergunta diz quantas são), ou texto livre.

As de texto livre não são para escrever um texto como na escola ou faculdade, mas respostas simples até porque é o computador que “corrige”. Na minha prova apareceram apenas 2 questões de texto livre e a resposta foi apenas 1 palavra em cada (um nome de uma funções e uma das chave de um array do $_FILES).

Resultado

Ao final da prova, você pode revisar todas as questões, apenas as marcadas para revisão, ou as que deixou em branco. Quando tiver pronto, basta clica em terminar o exame e ver o resultado na tela. Será impresso o resultado numa impressora também, como o abaixo (mostrando apenas o início);

certificação

Depois de 24 a 48 horas você aparecerá nas “páginas amarelas” da Zend e entre 1 e 2 meses receberá pelo correio o Certificado impresso através do correio (quando o meu chegar posto a imagem).

Em 2 semanas farei a Certificação do Zend Framework 2 e mostrarei como foi também.

Então é isso, boa sorte para quem for tentar!

Abraços,

Leandro Silva

PHP developer since 1997, loves movies, music and dogs.

19 Comentários para: “Certificação PHP – ZCE

  1. Parabéns Leandro,
    acabei de tirar a lpic-1 e já estou querendo embarcar em outra certificação,
    programo em php a pouco tempo, vc acha q eu levaria qto tempo pra me certificar estudando umas 2 horas por dia?
    obs: sou desenvolvedor desde 2007

    • Olá Frederico!

      É meio difícil responder, pois vai de cada pessoa. A prova é muito abrangente e mesmo, eu que trabalho a quase 20 anos com PHP fiquei perdido em várias perguntas por falta de uso. Ninguém acaba usando 100% de uma linguagem.

      O ideal é ir estudando, fazendo simulados online e, quando achar que está apto, fazer a prova.

      Recomendo mesmo a compra do guia de estudos.

      Abraços e boa sorte!

  2. Valeu amigão!!!

    Estou na luta também estudando para tentar fazer a prova ainda este ano!

    Valeu pelas dicas! Abraço!!

    • Olá Ricardo. Não deixam claro quantas tem que acertar, nem informam quantas acertou se passar ou quantas errou ose for reprovado, o que acho que só se for muito mal mesmo para acontecer.

  3. Obrigado pelas informações! Foi bem esclarecedor e as dicas vão ajudar muito. Uma dúvida que possuo. A certificação ‘expira’ com o tempo ou ela é vitalicia? Outra dúvida é sobre o conteúdo envolvendo Zend, ele é abordado ou a certificação foca apenas no PHP?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*