Zend Server 8 – Z-Ray

Olá Pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre o Z-Ray.

O que é Z-Ray?

Z-Ray é uma nova ferramenta do Zend Server que adiciona uma barra de informações no final das páginas contendo várias informações úteis, principalmente durante o desenvolvimento, mas que pode ser usada também em ambiente de produção para depurar algum problema ou analisar o desempenho do sistema.

Se você já usou o ZendToolDeveloper ou o Symfony, é parecido com a barra de informações deles, mas com muito mais poder.

Ele não é um plugin de browser, então independe do navegador usado. Possui várias informações como: dados da requisição, métrica de tempo e consumo de memória, eventos, warnings e erros, funções executadas, comandos de banco e dados etc. Vou demonstrar cada uma abaixo.

Informações disponíveis

Extensível

Uma das novas funcionalidades do Z-Ray comparando com a versão 7, é a possibilidade de criar extensões, tanto para frameworks, módulos ou específicos para seu projeto.

Na instalação, o Z-Ray já vem com módulos para o Zend Framework 1 e 2, Apigility, Drupal, Magento, Symfony, WordPress e XmlToolKit.

Mas não se limita apenas a isso. Eu já criei uma extensão para minha lib LosLog que pode ser encontrada aqui. Fiz também para o ZF-Commons (atualmente abrange o ZfcUser e ZfcRbac) e está em análise pelos responsáveis e o RFC pode ser encontrado aqui.

Z-Ray Live!

Uma outra novidade muito bem vinda no Zend Server é o Z-Ray Live. Com ela você pode ver a barra do Z-Ray diretamente no administrativo Zend Server e é extremamente útil para testes ajax ou de APIs, onde não existe um browser onde se possa adicionar a barra.

live1

Primeiro, acesse o Zend Server e vá na aba “Z-Ray Live”. Ele vai abrir a página do Live e aguardar a próxima requisição.

live2

Assim que a primeira requisição chegar, ele vai criar a barra com todas as informações como se fosse no browser. Se quiser parar a gravação para analisar uma requisição, clique o botão “REC” a direita para poder pausar, senão a próxima requisição vai sobrescrever a atual.

Realmente é uma excelente ferramenta e uso diariamente. O que acharam?

Referências:

Parte 1 – Visão Geral

Parte 2 – Instalação e Configuração

Parte 3 – Virtual Hosts

Parte 4 – Z-Ray

Parte 5 – Distribuição (Deployment)

Parte 6 – Definir uma aplicação

Parte 7 – Métrica

Parte 8 – Eventos e Code Tracing

Zend Server

Até a próxima!

Leandro Silva

PHP developer since 1997, loves movies, music and dogs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*