Zend Server 8

Bom dia pessoal!

Hoje vou começar uma série de posts sobre o Zend Server 8 e nesta primeira parte vou dar uma visão geral da ferramenta. À medida que for criando as outras partes vou atualizar cada post com os links novos.

O Zend Server 8

 

zend-server-8-dashboard

O Zend Server é um servidor completo para aplicações PHP. Na verdade, serve até para páginas HTML simples, mas é todo focado para aplicações PHP.

Em termos de finalidade, podemos compará-lo a outras “stacks” php como o Xampp, apesar que possui várias outras funcionalidade de grande importância automaticamente. Está disponível para Linux, MacOX, Windows e IBM i.

Ele é composto por várias partes:

  • PHP
  • Apache ou Nginx (este último apenas no Linux por enquanto)
  • MySQL

Além da stack padrão, temos também alguns módulos da Zend:

  • Zend Debugger: Componente para debugar sua aplicação usando o Zend Studio or PDT.
  • Zend Optimizer+: Componente para acelerar a execução de PHP através de otimização e cache quando estiver compilado.
  • Zend Data Cache: Componente que disponibiliza um lugar para salvar dados em cache, inclusive entre aplicações no mesmo servidor.
  • Zend Framework: Disponibiliza a Zend Framework (1 e 2) de forma global, retirando a necessidade de instalar manualmente no servidor ou na aplicação.
  • Zend Monitor: Componente integrado ao PHP para monitorar as aplicações e avisar sobre errors e problemas em geral (inclusive lentidão, consumo alto de memória etc).
  • Zend Page Cache: Componente para salvar uma página em cache sem precisar alterar o código em nada.
  • Job Queue Component: Componente similar ao cron do Linux ou Agendador de Tarefas do Windows, mas específico para aplicações e scripts PHP.
  • Zend Code Tracing: Componente que salva informações sobre a execução de uma página para consulta futura, incluindo todo o caminho feito entre os arquivos, classes, parâmetros etc, desde a chamada html até a saída da página.
  • Z-Ray: Uma excelente ferramenta para acompanhar as páginas. Ele adiciona uma barra inferior com várias estatísticas e informações sobre a página carregada.

As funcionalidade que mais gosto e uso é a análise de métrica, o code tracing e principalmente o Z-Ray que ajuda em muito, em especial no desenvolvimento. Farei um post só com o Z-Ray.

A análise de métrica, mostra como está o consumo de recursos (memória, cpu), acessos por segundo, tempo médio de resposta, etc. Já o code tracing me mostra todo o caminho que o php faz do início da requisição até o fim da execução do script php, mostrando todos os arquivos chamados, funções executadas, parâmetros e retorno das funções, e o consumo de memória e tempo de cada uma.

Nos posts futuros vou entrar em mais detalhes sobre as funcionalidades.

Edições

O Zend Server vem com várias edições, mas infelizmente a Zend não disponibiliza mais a versão gratuita, desde a versão 7. A comparação completa entre as edições pode ser vista aqui.

Apesar de não oferecer versão gratuita, existem outras formas (legais) de conseguir uma licença gratuita ou com bom desconto da versão de desenvolvedor (preço normal de $240,00 por ano, no momento deste post):

  • $95 – Empresas com menos de 3 anos
  • Grátis para quem é ZCE (Zend Certified Engineer)
  • Grátis para estudantes e professores. Apesar de ser voltado para os moradores dos EUA, não custa nada preencher o formulário e tentar. Um amigo conseguiu a dele assim, informando os dados da faculdade aqui no Brasil.
  • Grátis para quem participa oficialmente de projetos open-source.

É uma ótima ferramenta, principalmente para ajudar no desenvolvimento.

Referências:

Parte 1 – Visão Geral

Parte 2 – Instalação e Configuração

Parte 3 – Virtual Hosts

Parte 4 – Z-Ray

Parte 5 – Distribuição (Deployment)

Parte 6 – Definir uma aplicação

Parte 7 – Métrica

Parte 8 – Eventos e Code Tracing

Zend Server

Até a próxima!

Leandro Silva

PHP developer since 1997, loves movies, music and dogs.

7 Comentários para: “Zend Server 8

  1. Pingback: Zend Server 8 – Instalação e Configuração - Reader

    • Sim, ainda está em beta, mas a forma de instalação e configuração estão definidos. Quanto ao valor, eram os preços de quando escrevi o post. Com o tempo podem sofrer alterações mesmo.

  2. Pingback: Zend Server 8 – Z-Ray - Reader

  3. Pingback: Zend Server 8.0.1 liberado! - Reader

  4. Pingback: Zend Server 8 – Distribuição (Deployment) - Reader

  5. Pingback: Zend Server 8 – Métrica – Reader

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*